Valores de personalidade e alterações no Código de Ética norteiam debate da II CONEM
Sex, 13 de Abril de 2018 08:17

Os valores da personalidade. Esse foi o tema de abertura do último dia da II Conferência Nacional de Ética Médica (II CONEM), realizada em Brasília pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Em mesa presidida pelo corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre, o médico e mestre em bioética José Eduardo Siqueira palestrou sobre o tema abordando modelos de convivência na sociedade contemporânea. Passando pelas realidades reais, virtuais e ideias, considerou valores humanos, relativizações e o padrão ético das sociedades.

"Valores de personalidade somente são possíveis em uma sociedade que efetivamente inclui. E, no nosso Código de Ética Médica, esses valores estão presentes: dignidade, privacidade, imagem,intimidade e honra. O grande desafio é formar médicos que respeitem os valores de personalidade dos pacientes, pois conhecimento e habilidades os egressos possuem. Mas, é preciso aprender a ser e a conviver", alertou Siqueira.

Encerrada essa etapa, as lideranças presentes na II CONEM reuniram-se em quatro grupos para dar continuidade à análise de propostas pré-aprovadas pela Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica. Ao final do dia, as deliberações dos grupos serão levadas à plenária da II CONEM. Para acompanhar o debate, acesse o link https://goo.gl/Ab2NBT